O endomarketing, muito mais do que comemoração de aniversariantes e datas comemorativas, é uma estratégia que tem se mostrado muito eficaz quando o assunto é engajar e reter os colaboradores. A empresa passa a entender a importância das pessoas como um bem relevante na busca pelos resultados. O endomarketing tem o mesmo propósito que o Marketing, por exemplo, mas na satisfação aos colaboradores de uma empresa de crédito, suprindo a necessidade deles para gerar mais valor ao ambiente de trabalho. Pode ser trabalhada em conjunto com o RH, visando uma gestão mais humanizada. As estratégias internas são voltadas para os colaboradores da empresa, e por isso, devemos entender as necessidades deles.
Como todo tipo de marketing, precisamos entender o público-alvo. Devemos descobrir a quantidade de colaboradores, seus sonhos, suas ambições profissionais e as suas necessidades e como a empresa pode oferecer algo que atenda algum de seus desejos, vamos assim dizer.
O marketing interno e seus desafios
O marketing interno pode ser um grande desafio, pois desenvolve um novo olhar sobre as relações de trabalho, assim como atua diretamente na comunicação da empresa. Assim, listamos algumas estratégias para desenvolver a endomarketing da sua empresa de Correspondente bancários:
1 – Dar “voz” aos funcionários, melhorando a comunicação interna:
A comunicação interna deve implementar ações que possibilitem uma melhora no ambiente de trabalho e deixar para traz ideias hierárquicas tradicionais e dar mais voz aos funcionários.
2 – Palestras e eventos motivacionais:
A realização de palestras e eventos motivacionais pode ser pensado para o aumento da motivação da equipe de correspondentes e no crescimento pessoal de cada um. Os eventos são capazes de auxiliar a traçar objetivos pessoais de crescimento e metas. Torna importante o interesse pela educação e tomada de decisões. E a empresa pode se apresentar como um grande apoio para esses objetivos.
3 – Fazer atividades de integração entre os colaboradores:
Fazer com que os colaboradores fiquem mais próximos da empresa pode torná-los identificados com ela. Seja em happy hours ou nas festas de fim de ano, a empresa precisa investir em formas de aumentar a proximidade e amizade entre eles.
4 – Benefícios aos colaboradores:
Muitas empresas gostam de oferecer vale-academias ou parceria com empresas que podem auxiliar no bem-estar, como cupons de desconto em salões de beleza, barbearias, sessões de massagem, etc. Muitas utilizam horários flexíveis e home office, destacando-se que não importa de onde se trabalha, a produtividade é fundamental. Outras trabalham com bônus para melhores desempenhos. Benefícios são motivadores, pois a equipe é capaz de se motivar cada vez mais e os resultados da empresa melhoram com isso.
5 – Promova treinamentos e capacite seus colaboradores:
É muito importante que, à medida que uma empresa cresce, ela fornece capacitação para que seus funcionários também cresçam, ou ainda que a empresa capacite seus colaboradores para que eles possam fazer a mudança necessária para o crescimento. Os treinamentos são essenciais para que os empregados mantenham-se atualizados e desenvolvam melhor os processos de trabalho. E ele ainda fica satisfeito com a empresa.
6 – Estabeleça um plano de carreira:
Empresas com um plano de carreira sempre atraem novos talentos e acabam incentivando e motivando os que já estão lá, por saberem que podem crescer profissionalmente.
Ao falarmos de endomarketing, compreendemos a importância do colaborador para o sucesso de uma empresa e poder mostrar para eles o quanto a empresa valoriza o bem-estar e prima pelas melhores condições de trabalho.