23 de jun de 2023

3,5 milhões de solicitações de bloqueios de telefone foram feitas na Plataforma “Não me Perturbe” até o mês de abril

Entre os dias 2 de janeiro de 2020 e 10 de abril de 2023, foram feitas na plataforma Não me Perturbe 3.748.997 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado. Por meio da plataforma, os consumidores podem cadastrar seus números de telefone para proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato para oferecer crédito consignado.

Até abril deste ano, segundo dados da Febraban, a maioria dos pedidos de bloqueio de telefone feitos na plataforma Não me Perturbe partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,43%), com 2.003.148 pedidos. A região Sul responde por 18,44% do total de pedidos (691.307), seguida pelo Nordeste (14,65%), com 549.348 pedidos. Centro-Oeste e Norte respondem por 9,91% (371.596) e 3,56% dos pedidos (133.598), respectivamente.

São Paulo lidera

O estado de São Paulo, com 1.109.652 pedidos de bloqueio, lidera as queixas no país, seguido por Minas Gerais (425.714) e Rio de Janeiro (390.476). Desde 2020, mais de 3.748.997 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado foram feitas na plataforma.

A ANEC lembra que o Corban deve sempre acessar a base de dados da plataforma Não me Perturbe, evitando assim, ligar para o cliente que não quer ser incomodado com ofertas de crédito. Não seja bloqueado nos bancos que você opera, você corre o risco de não ser remunerado se digitar ou simular uma proposta para um cliente que conste na base da plataforma.

O correspondente bancário sempre pode usar o banco de dados da plataforma para fazer pesquisas para verificar se o cliente não está cadastrado no “Não me Perturbe”. Isso evita punições a ele, além de também ser uma boa prática na questão da segurança dos dados. O interessado pelo crédito deve entrar em contato com o banco e o correspondente deve reiterar o compromisso com esses consumidores de que eles não serão incomodados com ofertas de ligações telefônicas. Nesse contexto, o correspondente bancário deve estar atento para não ser prejudicado e não ser o vilão da história. 

O Correspondente associado ANEC pode consultar a base de dados da plataforma “Não me Perturbe”

Lembramos, também, que o Correspondente bancário que é um associado ANEC pode consultar a base da plataforma “Não me Perturbe”. É muito importante que o correspondente informe ao seu cliente que ele é certificado e está apto a oferecer crédito consignado em nome dos bancos e busque a autorização dele para que suas informações sejam usadas na hora da oferta de produtos e serviços. O Corban também deve acessar o banco de dados da plataforma para fazer pesquisas para verificar se o cliente não está cadastrado.

Então, Corban, não se esqueça! Antes de fazer qualquer contato com o cliente, consulte a base!