Em momentos difíceis como o que o mercado passou, é importante que saibamos diversificar a carteira de produtos, não focar ou ser especialista em apenas um. A decisão do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) de voltar atrás e elevar o teto dos juros sobre o empréstimo consignado do INSS, após os bancos anunciarem que deixariam de oferecer o benefício, fez com que muitos correspondentes bancários voltassem a ofertar consignado INSS com força total.
É muito comum que o Corban tenha como foco o INSS, mas existem muitos outros produtos com diferentes nichos e com alcance maior nas vendas e com outros tipos de clientes com necessidades e abordagens diferentes. como por exemplo: SIAPE, Seguros, Antecipação do FGTS, a venda de governos e prefeituras, Forças Armadas, sem falarmos em linha de crédito pessoal, no Crédito imobiliário e no Financiamento de veículos, abertura de contas, etc.
Governos, Forças Armadas e Prefeituras, por exemplo, estão em alta no momento e apresentam um grande poder de oferta com um público numeroso, ou seja, possui um grande potencial de venda para os correspondentes bancários.
Defina e conheça o seu público
O primeiro passo é definir e conhecer o público com o qual pretende operar. Para quem você vai ofertar crédito? Apenas para aposentados e pensionistas, servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada? Ou você quer vender para todos os públicos? Qual o foco da sua operação?
Para encontrar o público ideal que você pretende “seduzir”, o Corban precisa definir as suas estratégias para que ele contrate os produtos de crédito que você oferece.
Vender consignado SIAPE, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia e uma possibilidade cheia de proveitos e vantagens para o correspondente! O consignado possui menores taxas de juros porque tem como garantia o pagamento da parcela do empréstimo. Isso ocorre porque é descontado de forma automática no contracheque, em um mercado onde o salário médio é equivalente de 5 a 6 salários mínimos.
Outras dicas importantes:
– Ofereça um atendimento personalizado;
– Estude o produto;
– Utilize ferramentas que otimizem sua operação.
Além disso, é essencial ter um bom script de vendas, com informações precisas e tirar as dúvidas de possíveis objeções dos clientes. E ainda, oferecer um atendimento diferenciado, com uma equipe treinada para explicar e tirar todas as dúvidas do cliente, é primordial para fazer aquele cliente ficar satisfeito e fidelizá-lo à empresa.
Enfim, o Corban pode aproveitar o momento e focar em outros produtos que estão em alta e que podem aumentar os seus portfólios de produtos e as suas operações.