2 de maio de 2023

O reajuste de 9% dos salários dos servidores será pago a partir de maio! Boa oportunidade para os Corbans!

O governo federal, no mês de março, assinou um acordo com os servidores públicos do Executivo federal para um reajuste salarial de 9% a partir de maio deste ano. O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 2/23, do Poder Executivo, viabiliza a concessão do reajuste aos servidores do Executivo. O impacto neste ano será de R $11,6 bilhões e já estava praticamente todo incluído no Orçamento de 2023. O reajuste foi negociado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com as entidades representativas de servidores no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Segundo o governo, a proposta não terá impacto adicional nas despesas financeiras destinadas ao custeio do regime de previdência dos servidores porque foi verificada sobra de dotação orçamentária para esta despesa.

No projeto, porém, o governo solicita um acréscimo de R $176,4 milhões na despesa para o reajuste, alegando que o total aprovado no Orçamento ficou um pouco abaixo do necessário. 

Congresso aprova o Projeto de Lei para a aplicação de reajuste de 9% a servidores federais

O texto, que passou pela Comissão Mista de Orçamento, foi aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 26/04, derrubando (por 364 votos a favor contra 42 na Câmara e 64 votos contra 1 no Senado), o veto parcial do ex-presidente Jair Bolsonaro à lei que aumentou para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais, para desconto automático no contracheque. Com isso, passará a vigorar, na Lei 14.509, de 2022, um dispositivo que reserva 5% desse limite para a amortização de despesas com cartão consignado de benefícios. O último acordo havia sido fechado em 2016, ainda no governo Dilma Rousseff. A medida, válida para funcionários da ativa, passa a vigorar a partir do dia 1 de maio, conforme anúncio feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Servidores são os que mais tomam consignado. Boa oportunidade de venda para os correspondentes bancários

Os servidores tomaram, até fevereiro deste ano, R $327,82 bilhões, sendo responsáveis por 54,41% do total de empréstimos concedidos, tornando- se os que mais tomam empréstimos consignados no país. Segundo o Relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito de fevereiro, do Banco Central, os brasileiros já tomaram mais de R $600 bilhões (R $602,48 bilhões) em empréstimos consignados. Os aposentados do INSS tomaram R $233,10 bilhões (38,69%). Já os trabalhadores do setor privado completam o grupo com apenas R $41,55 bilhões (6,90%).

Esses são dados muito importantes, que valorizam o trabalho dos correspondentes bancários na oferta desse produto essencial na vida de milhões de pessoas, Trabalhar com o consignado para SIAPE, para servidores públicos federais ativos e inativos, por exemplo, oferece boas oportunidades, se o corban conhecer bem esse público e suas necessidades. 

Portanto, com processo simples, taxas mais baixas e um longo prazo para pagamento das parcelas, essa modalidade ainda oferece contratação de crédito sem precisar fazer consulta ao SPC ou Serasa. O empréstimo consignado é a melhor opção de crédito para os servidores federais e uma ótima oportunidade de vendas para o Corban!

Fonte: Agência Senado