10 de mar de 2023

Atenção aos cuidados que os seus clientes devem ter ao pegar um empréstimo consignado

É de conhecimento de todos que o mercado de crédito cresce a cada ano e muitos brasileiros estão pegando empréstimos consignados para quitar dívidas com juros mais altos, gerar renda a partir de crédito para abrir um negócio, comprar um imóvel ou realizar a viagem dos sonhos, entre outros motivos, pois essa modalidade possui as taxas mais atrativas e maiores prazos do mercado. Isso, segundo especialistas é positivo, se for feito um planejamento financeiro das famílias, pois o consignado é visto com bons olhos, desde que seja feita uma avaliação das taxas e quais as condições do pagamento.

Seja qual for o motivo, o correspondente precisa estar ao lado do cliente para orientá-lo em todos os processos da venda, e principalmente, no pós-venda. Conquiste a confiança dele para orientá-lo sobre os tipos de golpes e como evitá-los, como por exemplo, não abrir links de e-mails suspeitos com ofertas de crédito, não fazer nenhum tipo de depósito antecipado e não aceitar venda casada de serviços complementares. E o empréstimo consignado tem que ter a autorização do cliente!

Oriente também o seu cliente para que nunca, de forma alguma, transferir dinheiro para terceiros. Se ele desconfiar de alguma tentativa de golpe, peça para ele entrar com urgência em contato com o banco ou com as autoridades policiais.

Se, por exemplo, o cliente já tem um empréstimo ativo, o fraudador se identifica como funcionário de instituições financeiras e correspondente credenciado dos bancos, oferece a quitação do empréstimo e entra em contato para enviar oportunidades de renegociação e emite um boleto falso para a vítima.

Nos boletos de depósito, o beneficiário aparece com os dados do banco que emitiu o boleto. No mesmo documento, é possível verificar o nome e o CNPJ do beneficiário final do boleto. Oriente para que o cliente exija o recebimento do boleto para ele conferir os dados, e não aceite receber apenas a linha digitável do boleto pelas redes sociais. 

Se o seu cliente desconfiar do boleto, novamente a orientação é para que ele entre em contato com o banco ou com as autoridades policiais, com urgência! 

Golpe do falso rendimento em consignado

Muito comum e perigoso, o golpe começa com o envio de uma proposta de investimento em que a rentabilidade chega a 12% por mês sobre o capital investido. A proposta é feita por um suposto consultor financeiro, vinculado a um Correspondente bancário. Mas neste tipo de operação, o dinheiro que será investido vem de um empréstimo consignado no salário do servidor com uma instituição financeira.

Então, a vítima transfere o valor obtido no empréstimo para assessoria/consultoria, que se compromete a devolver o valor mensal das parcelas do consignado mais a rentabilidade.   E para dar “segurança” a esta negociação, ela ainda firma um contrato por escrito com a pessoa, o que é determinante para o golpe ser realizado. As vítimas acreditam que tudo que está lá escrito será cumprido. 

A falsa assessoria chega a cumprir o contrato nos primeiros meses, fazendo com que a vítima leve o negócio para outras novas vítimas, o que vira um esquema de pirâmide. Mas nos meses seguintes, o cliente começa a ter problemas de atraso no pagamento das parcelas e do bônus. Até que o pagamento seja integralmente interrompido. Ele tenta entrar em contato com “consultor”, mas não consegue. Enganado, a vítima acaba tendo de pagar o empréstimo sozinho.