13 de dez de 2022

Livros e filmes que todo Correspondente bancário deveria se inspirar para melhorar suas estratégias

Listamos livros e filmes que podem auxiliar os correspondentes bancários a melhorarem a sua estratégia de vendas e nas operações do dia a dia.

Vender é fascinante e, ao mesmo tempo, desafiador. Seja para qualquer ramo de vendas, e incluímos também os correspondentes bancários, um bom profissional de vendas nunca deixa de estudar. Para o corban, não pode ser diferente. Portanto, achamos importante separar uma lista de livros e filmes que consideramos mais indicados para vendedores e líderes de equipes em busca de aprimoramento de habilidades e potencialização de resultados, que todo profissional deveria conhecer, porque nada melhor do que estar sempre atualizado sobre as técnicas e estratégias úteis para melhorar seus resultados. Todos estão disponíveis em português.

Quem trabalha com vendas sabe que as duas formas de arte têm o seu valor. A experiência sempre pode ser melhorada com novas ideias e bons livros e filmes podem ajudar profissionais a se desenvolverem cada vez mais. Considerando a atual dinâmica do mercado, quem quer ser um bom vendedor precisa acompanhar as mudanças e se manter atualizado. Isso sem contar que para vender bem, todo profissional precisa de uma boa dose de autoconhecimento.

Para quem está em busca de ser a sua melhor versão como vendedor, separamos uma seleção de livros e filmes que podem ajudar na sua jornada. Aproveite!

Livros:

1- A venda desafiadora – Assumindo o controle da conversa com o cliente.  (Matthew Dixon e Brent Adamson)

Neste grande livro, os autores Matthew Dixon e Brent Adamson desafiam a ideia de que as vendas são conseguidas pela “lábia” dos vendedores. Eles propõem uma abordagem na qual os compradores são desafiados, assumindo a frente da negociação e visualizando os benefícios da compra através de provocações e desafios. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, comprovam a existência de 5 tipos de vendedores. Todos têm bons resultados, mas o perfil Desafiador consegue se destacar.

2 – Inteligência emocional em vendas – Como os super vendedores utilizam a inteligência emocional para fechar mais negócios (Jeb Blout) 

Este é um livro de vendas que fornece um mergulho profundo em como o cérebro funciona e como isso afeta as oportunidades de vendas e os canais. Dos 4 tipos de inteligência estudados, o autor destaca a inteligência emocional (IE) como a principal no processo de vendas. Muitas sugestões são dadas no livro para melhorar suas habilidades interpessoais e intrapessoais. 

3 – Vendas não ocorrem por acaso (Thiago Concer) 

Neste livro, o autor brasileiro mergulha nos aspectos que impactam as vendas, desde a motivação da compra, passando pelo entusiasmo, planejamento, estratégia e técnica dos vendedores, até o ambiente em que as técnicas se desenvolvem.  

O autor explora importantes dicas, conteúdos e compartilha experiência e vivências dos principais especialistas do Brasil e do exterior. 

4 – A máquina definitiva de vendas (Chet Holmes) 

Fala-se muito em “venda inteligente”, mas isso não é exatamente a realidade de muitos vendedores. Nesta obra, o autor se propõe a desmistificar o excesso de técnicas e métodos que não param de surgir. Ele sugere a escolha de uma maneira de vender com mínimo esforço focando no que funciona para cada profissional. 

O texto é dividido em doze passos que compreendem atividades a serem empregadas tanto pelas as lideranças quanto pelos vendedores, passando por profissionais de Marketing e Inteligência de Mercado. 

5 – A meta: Um processo de melhoria contínua (Eliyahu M. Goldratt)

Conta a história de um gerente de uma fábrica que precisa melhorar o seu desempenho em três meses. Com isso, ele deve criar um processo satisfatório para encontrar meios de diminuir os custos, aumentar os lucros e seu estoque. O livro traz ótimas mensagens para os vendedores. Afinal, vender também é criar processos e melhorá-los de forma contínua para alcançar os resultados necessários. Recomendamos a leitura!

Filmes:

1 – Fome de poder

O filme conta a história do McDonald’s, a maior rede de Fast-Food do mundo. No final da década de 50, na cidade de Arcadia, na Califórnia, o restaurante servia hambúrgueres, milk shakes e outros alimentos com rapidez, padronização e com preços competitivos.

O filme ensina muito sobre a visão de todo o mercado, o cuidado nas negociações e o verdadeiro valor de uma marca com boa reputação.

Mostra ainda como o vendedor Ray Kroc, protagonizado pelo ator Michael Keaton, adquire uma participação nos negócios da empresa dos irmãos Richard e Maurice “Mc” McDonalds e aos poucos vai eliminando os dois da rede, transformando a rede em um gigantesco império alimentício. 

2 – De porta em porta

Em mais uma história com base em fatos reais, que conta a vida de Bill Porter. Ele é portador de paralisia cerebral, e enfrenta diversas situações de rejeição e preconceito, pois seu sonho é se tornar um vendedor de porta em porta. Mas sua paciência e persistência foram seus diferenciais para atrair clientes e conquistar sua confiança. A lição que o filme pretende passar é a de observar seus clientes no ato da negociação e não desistir com as adversidades que surgirem no caminho.

Feito para quem trabalha com vendas, o filme é uma grande escola, com doses perfeitas de motivação e inspiração. Está disponível no Youtube com boa qualidade e dublado. 

3 – O lobo de Wall Street

Filme baseado na história real de Jordan Belfort, na tela foi estrelado por Leonardo DiCaprio, um corretor da bolsa de valores de Wall Street. Após a Black Monday, as bolsas de vários países caíram de repente. Desempregado, ele recomeça sua vida, também na bolsa de valores, só que agora com papéis de baixo valor em uma empresa de fundo de quintal. Devido a sua ambição, ele busca parcerias com amigos e alcança sucesso, porém de forma ilícita, através de esquemas fraudulentos, o que fez com que ele e muitas pessoas enriquecessem de forma rápida, porém ilegal.

Filme para refletir sobre a ética e a pressão nas vendas, o que fazer e o que não fazer e quais as consequências. Vários aprendizados durante o filme. 

4 – À Procura da Felicidade

O filme relata o drama vivido por Chris Gardner (Wil Smith) após se tornar pai solteiro e ter investido seu dinheiro em um negócio que não deu certo. Como vendedor, ele busca uma oportunidade de recomeçar sua vida, e se torna estagiário não remunerado. A situação se agrava quando ele é despejado de seu apartamento e passa a dormir em abrigos com seu filho de 5 anos. E mesmo em meio a essa realidade, o personagem mostra resiliência, inteligência e força de vontade para dar a volta por cima.

Filme relata a vida real de homem que viveu nas ruas até se tornar um milionário, juntando uma fortuna de 60 milhões de dólares. Imperdível!

Dica extra: 

5 – Steve Jobs

Biografia do fundador da Apple, o filme já começa com um dos discursos de impacto realizados por Steve Jobs, em 2001, quando ele apresentou ao mundo o primeiro iPod, prometendo que o dispositivo iria revolucionar a indústria musical. A inovação pode estar em um jeito de enxergar um produto, entregar um serviço ou propor soluções que respondem a demandas do público alvo. 

Nunca deixe de fazer cursos, assistir palestras, participar de workshops e treinamentos, e claro, nunca deixe de ler bons livros e assistir grandes filmes. 

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