Teto do Consignado do INSS pode chegar a 1,97% com novas altas da Selic

Teto do Consignado do INSS pode chegar a 1,97% com novas altas da Selic

O teto do consignado para beneficiários do INSS pode subir para 1,97% ao mês , caso o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central confirme as projeções de aumento da taxa Selic . Segundo cálculos do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) , essa alta seria reflexo de dois ajustes de 1 ponto percentual na taxa básica de juros.

Na última reunião, o CNPS aumentou o teto do consignado para 1,80% ao mês , justificando a decisão com base na alta da Selic ocorrida desde setembro do ano passado, quando o Banco Central começou a aumentar os juros. A Selic subiu de 10,5% para 12,25% ao ano .

De acordo com o CNPS, se a Selic subir para 13,25% na próxima reunião do Copom, nos dias 28 e 29 de janeiro , o teto do consignado seria ajustado para 1,89% ao mês . Caso haja uma nova alta para 14,25% ao ano , na reunião de 18 e 19 de março , o teto do consignado subiria para 1,97% ao mês .

Apesar dessa possível elevação, o teto ainda seria inferior à taxa de 1,99% ao mês , considerado ideal pelos bancos para reportar as perdas de rentabilidade causadas pelo congelamento do teto durante as altas da Selic em 2024.

A Febraban já se posicionou contra o aumento para 1,80% , afirmando que esses impostos não cobrem os custos dos bancos e que houve queda nas concessões de crédito consignado para beneficiários do INSS.

O cenário ainda depende das próximas decisões do Copom e das discussões nas reuniões do CNPS , mas tudo indica que o teto do crédito consignado do INSS continuará sendo ajustado conforme a variação da Selic . Fique atento às mudanças!

Fonte: Folha de SP