Servidor do INSS é investigado por desbloqueios irregulares para empréstimos consignados

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou nesta quinta-feira (3) a operação Desbloqueio, em Sergipe, para apurar a atuação criminosa de um servidor do INSS acusado de desbloquear benefícios previdenciários sem autorização dos titulares, facilitando contratações irregulares de empréstimos consignados.

As investigações começaram após denúncias de desbloqueios indevidos feitas à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social. Segundo o Ministério da Previdência Social, entre setembro de 2023 e setembro de 2024, o servidor realizou mais de 22 mil desbloqueios em diversas regiões do país.

A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão em Aracaju (SE), e também foi solicitada a quebra do sigilo bancário do investigado. Ele poderá responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas públicos e corrupção passiva, com penas que somadas podem ultrapassar 12 anos de prisão.

A Força-Tarefa Previdenciária, que há 25 anos atua no combate a fraudes no sistema previdenciário, é formada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal.

Fonte: Gov.br