Segundo a previsão da Pesquisa Especial de Crédito da Febraban, realizada em dezembro do ano passado, o volume de crédito concedido pelo SFN (Sistema Financeiro Nacional) deve apresentar crescimento de 6,8% no fechamento do ano de 2023 em relação a 2022. Se confirmado, esse dado representará uma desaceleração substancial em comparação ao crescimento de 14% observado em 2022.
A pesquisa, realizada com os principais bancos do país, antecipa que o saldo de crédito em dezembro de 2023 será 1,2% superior ao de novembro do ano passado. Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, os bancos estão dispostos a emprestar mais, mas isso depende de mudanças nas condições estruturais do mercado.
Ainda de acordo com a Febraban, o crédito deve crescer 9,9% em 2023, com destaque para o crédito direcionado, que deve avançar 10,2%. O crédito livre, por sua vez, deve crescer 9,4%. O crescimento mais forte do crédito direcionado em 2023 se deve a uma série de fatores, incluindo os juros mais baixos e o aumento da demanda por crédito para o financiamento de imóveis e de investimentos no agronegócio. Entre novembro e dezembro, porém, a carteira livre deve apresentar crescimento maior que o da carteira direcionada, de 1,3% contra 1,1%. O destaque é na carteira PJ livre, que deve ter alta de 2,4% em relação ao mês anterior.
As concessões de crédito, por sua vez, devem crescer 3,7% no acumulado de 2023. O crédito livre deve ter concessão mais elevada no ano, de 3,8%.
Fonte: Monitor do Mercado