De acordo com dados recentes da FEBRABAN, o total de punições a correspondentes bancários voltou a subir e chegou a 25. É o maior volume desde abril, quando 30 punições foram aplicadas. E já passa de mil o total de medidas administrativas aplicadas por irregularidades na oferta do consignado desde o início da entrada em vigor da autorregulação para a modalidade de crédito, em 2020. Desde a sua entrada em vigor, 455 advertências e 507 suspensões temporárias foram aplicadas aos corbans, sendo que 40 empresas estão proibidas de atuar em nome dos bancos, totalizando 1.002 punições.
No mês de agosto, também subiu para 3,4 milhões o volume de pedidos de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado na plataforma Não me Perturbe, onde os consumidores podem proibir instituições financeiras e correspondentes bancários de entrar em contato proativamente com eles para oferecer crédito consignado. E ainda houve aumento no total de pedidos de bloqueio feitos a instituições financeiras (2,6 milhões).
Consultas à base da plataforma Não me perturbe
Lembramos que o corban sempre pode usar o banco de dados da plataforma para fazer pesquisas para verificar se o cliente não está cadastrado no “Não me Perturbe”. Isso evita as punições, além de também ser uma boa prática na questão da segurança dos dados. O interessado pelo crédito deve entrar em contato com o banco e o correspondente deve reiterar o compromisso com esses consumidores de que eles não serão incomodados com ofertas de ligações telefônicas. Nesse contexto, o correspondente bancário deve estar atento para não ser prejudicado e não ser o vilão da história, pois ao fazer ligações, muitas vezes com seu único funcionário em sua loja, não pode ser confundido com centrais de telemarketing, que fazem ligações automáticas massivas.
Por causa disso, a Federação Brasileira de Bancos divulgou que a partir de agora os empréstimos consignados abusivos oferecidos por correspondentes bancários aos clientes que estão cadastrados na ferramenta “Não me Perturbe” estão bloqueados. Essa prática visa acabar com as ofertas maliciosas e encurralar os correspondentes bancários que trabalham sem seguir a ética.
O que a autorregulação faz?
Criada pela Febraban e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a autorregulação é um conjunto de regras voltadas ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes bancários, e se aplica ao empréstimo e ao cartão consignado. Cerca de 32 instituições financeiras aderiram à autorregulação, o que corresponde a 99% do volume total da carteira de crédito do Brasil.
Na autorregulação, qualquer forma de captação ou tratamento inadequado ou ilícito dos dados pessoais dos consumidores sem sua autorização é considerada falta grave, e todos os bancos que participam da autorregulação assumem o compromisso de adotar as melhores práticas relativas à proteção e ao tratamento de dados pessoais dos clientes. Os bancos que não aplicarem as sanções poderão ser multados com valores que variam de R $45 mil a R $1 milhão. As multas arrecadadas serão destinadas a projetos de educação financeira.
A ANEC orienta que o corban deve informar ao cliente que é certificado e está apto a oferecer crédito consignado em nome dos bancos. O cliente ainda pode fazer consulta por meio do CPF do profissional na base de dados da Central de Registros de Certificados Profissionais. Já as empresas que trabalham como correspondente bancário precisam focar no relacionamento com os clientes e na oferta do produto, o que vai gerar o aumento da confiança e da transparência.
Outros cuidados que o correspondente deve ter
Corban, busque sempre o consentimento, a autorização do cliente para que suas informações sejam usadas por empresas, na hora da oferta de produtos e serviços. Os dados dos clientes só devem ser usados para quem foi autorizado a usá-los. Cuide muito bem dos documentos que os clientes te enviam e só os utilize para aquilo que foi autorizado.