A Autorregulação do crédito consignado, criado pela ABBC e Febraban, que visa melhorar a qualidade da oferta do consignado, está criando o Monitoramento de Agentes de Crédito, considerando a relevância e a atuação da maioria dos profissionais agentes de crédito no mercado consignado. Assim como acontece com os correspondentes bancários, os agentes de crédito também terão seus desempenhos avaliados mensalmente.
Como o Monitoramento vai funcionar?
As instituições financeiras vão reunir registros de reclamações e ações judiciais de produções dos agentes durante 12 meses e o agente de crédito não poderá superar o índice de 1% sobre a base de contratos nesse período.
Acima desse índice, ele ficará em não conformidade e acumulará 5%. Registros antigos saem do cálculo. Farão parte do cálculo, agentes com mais de 50 contratos produzidos em 1 ano e mais de 1 reclamação ou ação procedente no mês. No caso dele somar 20 pontos em 12 meses, as instituições financeiras deixarão de operar com ele por 1 ano.
Na sua volta, a pontuação desse agente é zerada. Mas se houver mais um acúmulo de 20 pontos em um novo período de 12 meses (reincidência), os bancos deixarão, definitivamente, de operar com esse agente. Em caso de 1 ocorrência de golpe ou fraude, o infrator fica inoperante em definitivo.
Essa ação tem o objetivo de identificar os maiores ofensores do mercado e dar destaque para a importância dos agentes de crédito e correspondentes bancários, profissionais que atuam em nome das instituições financeiras, e que levam e facilitam o acesso aos serviços bancários à população em lugares onde não há agências.
ABBC e Febraban se manifestam sobre o Monitoramento de agentes
“Esta é mais uma ação de melhoria contínua para promover boas práticas e evitar que problemas envolvendo o empréstimo consignado prejudiquem o consumidor. Seguiremos rigorosos com relação ao monitoramento da qualidade dos agentes de crédito e correspondentes bancários, que atuam em nome dos bancos”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Já a presidente da ABBC, Silvia Scorsaro, declarou que ao incluir os agentes de crédito no monitoramento, é ampliado o alcance da vigilância contínua que é proposta pela Autorregulação. Visando sempre a proteção dos direitos do consumidor, o objetivo é aprimorar constantemente a oferta de crédito consignado em todo o Brasil.
A ação de monitoramento dos agentes de crédito começou em julho.