23 de fev de 2024

Ministro Carlos Lupi defende nova redução do consignado INSS após queda da Selic

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, está empenhado em avançar com sua iniciativa de reduzir os limites de juros para os beneficiários do INSS. Diante da recente queda da taxa básica de juros da economia, Lupi pretende apresentar uma proposta ao Conselho Nacional de Previdência Social, visando ajustar os tetos de juros para os empréstimos consignados.

Já em janeiro, houve uma diminuição nos limites de juros para o consignado, e Lupi está determinado a garantir que essas reduções continuem acompanhando os movimentos da taxa Selic. Com a recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a Selic para 11,25% ao ano e indicar a possibilidade de mais cortes nas próximas reuniões, o ministro expressou sua intenção de solicitar estudos ao grupo de trabalho para determinar o novo teto das taxas de consignado, em consonância com a nova queda da Selic.

Apesar dos argumentos apresentados pelos bancos de que a estratégia de redução dos tetos de juros aumenta os custos de captação de recursos, mesmo com a queda da taxa Selic, Lupi conta com o apoio da maioria dos membros do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para prosseguir com suas propostas de redução. Vale destacar que essa medida tem sido objeto de controvérsia, pois as instituições financeiras têm reduzido a oferta de crédito consignado como resultado das mudanças propostas pelo ministro.

Fonte: Extra

Imagem: Gov. br