Febraban denuncia cobranças de juros em antecipação para aposentado se pede suspensão do serviço

Durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a Febraban denunciou a cobrança indevida de juros na antecipação salarial concedida a aposentados do INSS. O representante da entidade, Ivo Mósca, afirmou que há instituições financeiras cobrando até 5% de taxa sobre o valor, que pode chegar a R$ 450, apesar de a norma que criou o serviço proibir qualquer cobrança.

A Febraban vai acionar o Banco Central e defende a suspensão imediata da oferta até a criação de um modelo mais adequado. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, que autorizou a antecipação em novembro de 2024 como um “vale” emergencial, cobrou provas da denúncia e prometeu encaminhar o caso à Polícia Federal.

Durante a reunião, conselheiros relataram taxas ainda mais altas, de até 20%, aplicadas aos beneficiários. A denúncia ocorre em meio a investigações sobre descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, que já resultaram na demissão do chefe do INSS, Alessandro Stefanutto, após operação da PF e da CGU.

Fonte: O Globo