6 de dez de 2022

Dicas para gerenciamento do tempo. Como o corban pode ser mais produtivo?

Qual a importância de uma boa gestão de tempo no contexto do trabalho, principalmente para o correspondente. Como o tempo hábil está sendo usado é fundamental para uma boa gestão e é fator decisivo para o sucesso nas operações.

Podemos definir a gestão de tempo como uma ação para obter o melhor desempenho através da organização das atividades diárias, desenvolvendo meios para tornar o dia a dia mais dinâmico e rápido. Isso mantém os colaboradores dentro da produtividade.Diante disso, para o empreendedor que montou sua equipe de agentes de crédito, por exemplo, essa organização é sinônimo de maior faturamento, custos reduzidos e aumento na eficiência da equipe. 

A importância da gestão do tempo deve ser ministrada de maneira eficiente para que seja possível realizarmos todas as nossas atividades, diminuindo a frustração no ambiente de trabalho, a ansiedade e irritabilidade. A gestão se torna mais organizada com o desempenho dos colaboradores. Sabemos que aplicando de forma correta os esforços e o tempo investido em cada ação podemos tirar muito proveito da lucratividade.

A gestão de tempo tende a utilização de diversas ferramentas e estratégias para melhorar as tarefas, com isso, obtemos um bom resultado dentro dos prazos. Ou seja, há uma melhora  da produtividade por meio da otimização da jornada de trabalho. Dizemos que existem 3 formas que o tempo vai impactar: tempo na estratégia, em que  percebemos a atuação na elaboração de planejamentos estratégicos, entre compra e venda, etc, o tempo no tático, que é a transição entre o estratégico e o operacional. É primordial para alocar recursos e equipe na organização. E o Tempo no campo operacional é o diferencial do mercado, onde temos uma equipe que sabe exatamente o que fazer e a qualidade entregue é fundamental para atingir os resultados esperados.

A importância da gestão do tempo para o correspondente

Vejamos os principais benefícios da gestão do tempo:

  • Aumento da produtividade: É óbvio que um bom gerenciamento de tempo proporciona um aumento na produtividade. Porque as técnicas são aplicadas e aprendemos a priorizar corretamente as atividades do corban. 

Investindo tempo nas ações, nas estratégias e nas atividades certas, monta-se uma equipe de alta performance, daí temos, assim, um aumento da produtividade, do operacional à gestão.

  • Ações mais assertivas: para que a assertividade seja constante na sua rotina nas operações , deve-se alinhar à gestão do tempo, pois um ótimo gerenciamento aumenta a assertividade das ações, evitando os retrabalhos.
  • Qualidade do trabalho: As horas de trabalho bem geridas auxiliam no sucesso da empresa. O tempo precisa ser bem organizado, a rotina de trabalho dos colaboradores, dos gestores e até dos donos da empresa, geram melhores resultados. 

E quanto aos erros?

A procrastinação é considerada o inimigo da produtividade e da gestão do tempo. Ficar entre várias atividades, aumentar os prazos e deixar de executar no momento que precisa ser executado tem um grande impacto na gestão do seu tempo. Com isso, ocorre um acúmulo de trabalhos que acabam comprometendo o cumprimento dos prazos e a qualidade final do trabalho, gerando gargalos nas demandas. Ser multitarefa também é ruim para a produtividade e o tempo porque o corban executa várias tarefas ao mesmo tempo, causando fadiga mental no profissional e aumenta a chance de erros nos processos.

Fazendo um bom gerenciamento de tempo

Listamos a seguir, umas estratégias importantes para você começar a se organizar:

  • Conexão da equipe:  Crie ambientes multidisciplinares, onde haja interação entre pessoas de áreas diferentes da empresa. Isso  influencia diretamente na produtividade e gestão de tempo dos colaboradores.
  • Criação de um planejamento: Defina as tarefas  dentro de um certo período de tempo, podem ser dias, meses ou anos, e o grau de dificuldade delas. Veja quais levarão mais tempo para serem executadas. Faça um checklist das etapas de produção desses trabalhos para ter um controle maior sobre o que está sendo feito e quais as próximas ações relacionadas que serão tomadas.
  • Estabeleça as prioridades e atenção aos prazos: estabeleça graus de prioridades, comece pelas tarefas que exigem pouco tempo de ação, mas resultados maiores, somente após, passe para as outras. Não importa tanto a quantidade de horas que essa tarefa vai custar, mas a importância que ela tem frente às outras. Isso é gestão de tempo. Os prazos são imprescindíveis e se o corban tiver dificuldade com o cumprimento desses prazos, faça a associação com as metas para uma melhor forma de lidar. Eles precisam ser coerentes com a importância das tarefas. 
  • Imprevistos podem acontecer: Esteja preparado para quando eles acontecerem. E vão acontecer! Lide com eles de forma eficiente, planeje paradas para entre as tarefas e redirecione para a resolução dos imprevistos. 
  • Não podemos esquecer das importantes ferramentas de gestão do tempo como a Asana, por exemplo. Neste software gratuito, é possível delegar e definir as tarefas da equipe, podendo ser utilizada para estabelecer prazos e definir as prioridades. 

Gostou? Fique por dentro das melhores dicas e estratégias para você e o seu negócio, corban!