Os correspondentes bancários já estão presentes em 5.570 cidades brasileiras
O Banco Central divulgou que 43,4% (2.427) das cidades brasileiras não possuem agências bancárias no último ano. Já 34 milhões de pessoas não teriam uma conta bancária por impossibilidades, segundo o Instituto Locomotiva.
“Muitos clientes ainda precisam de atendimento presencial e é aí que entra o correspondente bancário. Por isso, podemos afirmar que o Corban será a agência do futuro. Eles também atuariam nos canais digitais e aumentariam o alcance das instituições financeiras também por esses canais”, comenta Jefferson Ribeiro, fundador da AprovaBancários.com
O correspondente bancário é um estabelecimento ou pessoa jurídica que pode atender os clientes em nome de um banco, oferecendo alguns serviços bancários específicos e ganhando comissões por isso.
Além de empréstimos e financiamentos, os bancos disponibilizam através dos correspondentes serviços básicos como abertura de conta, solicitação de cartão de crédito, pagamento de boletos e saques de benefícios disponibilizados pelo governo.
Os correspondentes bancários por todo o Brasil
Os correspondentes bancários estão presentes em 5.570 cidades. Dados são do Banco Central. Vale ressaltar que há ao menos um correspondente por município brasileiro.
“Acredito que os correspondentes bancários têm uma grande oportunidade de crescimento, não só pelo aumento da demanda por seu atendimento, mas também pelo avanço do mercado”, explica Jefferson.
Os correspondentes bancários também movimentaram cerca de R$ 100 bilhões em crédito no ano de 2021, representando 40% do mercado. Com a disponibilização do empréstimo de saque antecipado do FGTS, a previsão é que eles passem a movimentar mais de R$ 400 bilhões.
“As agências são bem mais passivas, normalmente os clientes vão até os bancos. O correspondente pode ser especialista da sua região e informar as pessoas”, diz Jefferson.
Fonte: www.terra.com.br/economia/