Quem precisa de dinheiro, tem pressa. Essa máxima confirma a importância do atendimento e o suporte ao cliente. É aconselhável deixar o cliente confortável e, principalmente, ter tato com ele. Ter produtos de qualidade e conhecê-los profundamente é muito importante, mas ter um bom relacionamento com o seu cliente é ainda mais importante, pois é por meio dele que o corban vai conseguir expandir e fidelizar, aumentando a margem de lucro. A interação pode ser presencial ou virtual, não importa, o que importa é a presença do cliente. Ele garante os lucros de qualquer negócio, e consequentemente o seu funcionamento.
Podemos pensar que se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da mesma forma que a sua empresa o trata? O correspondente precisa construir um relacionamento com ele para ter sucesso no processo. Mas o que é o relacionamento com o cliente? Saiba que relacionar-se com o consumidor é algo tão importante para que qualquer negócio funcione corretamente.
O relacionamento, que precisa ser entendido e melhorado, começa como um processo de gestão, em que todos os pontos de contato entre a empresa e o cliente são avaliados, seja atendimento, SAC, atendimento presencial e virtual, promoções e conteúdos online, etc.
CRM
Atualmente, todas as questões para entender esse cliente e sobre os próprios processos da empresa são essenciais e englobadas na sigla CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento da relação com o cliente. Na ferramenta CRM, o corban pode incluir todos os dados e informações sobre os clientes da sua base e aqueles que têm potencial, para identificar qual o melhor momento de fazer uma abordagem para conversão, por exemplo. Desde a melhor integração entre as áreas, a facilidade para buscar informações que sejam concentradas em uma só solução ou melhorar o relacionamento com os clientes, todos esses fatores vão melhorar o funcionamento da equipe de vendas com essa importante ferramenta de gestão. A HubSpot e a RDStation são as principais CRMs do mercado, sendo muito utilizadas pelos profissionais do setor.
Mas qual a verdadeira importância do relacionamento com o cliente?
A seguir, explicamos as principais dicas que podem ser incluídas na rotina do correspondente e aplicadas facilmente:
1- Pontualidade e rapidez nas respostas:
Não importa qual seja a forma de contato, a resposta é muito importante como um indicador de satisfação geral. Ninguém quer esperar e o correspondente deve dar atenção e manter o foco nas necessidades do cliente com atendimentos ágeis e dinâmicos para tirar qualquer tipo de dúvidas que ele tenha em relação ao produto.
2- Criação de métricas para monitorar a satisfação do cliente:
Várias métricas, sejam financeiras, de clientes, funcionários e mercado, devem passar uma imagem do seu negócio. Para isso, é imprescindível ter uma visão geral de várias métricas importantes.
3- Entenda o comportamento do seu cliente:
Nada melhor do que poder conhecer bem o cliente e poder estudar o seu comportamento, não é? Conheça as dores e principais desejos dos seus clientes em potencial e saiba orientá-los para que eles possam escolher a melhor opção de crédito que o satisfaça. Para isso, faça perguntas e o encoraje sempre que possível.
4- Use empatia no atendimento
Neste tópico, voltamos ao ponto que citamos no início do artigo: se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado como a sua empresa o trata? Veja se o que você fala está focado na sua empresa ou na necessidade de servi-lo. Essa abordagem é muito importante para que você construa um relacionamento com o cliente. O atendimento deve ser um vínculo permanente, ele é a porta de entrada em uma empresa, pois através dele que negócios podem ser curtos ou longos.
No caso de um pequeno e um microempreendedor, eles têm a preocupação de vencer sempre os mesmos desafios. Ter o seu negócio mais eficaz. Por isso, a preocupação do crescimento acaba fazendo o profissional esquecer dos relacionamentos e das parcerias e do poder que elas têm. E na rotina, ele acaba esquecendo do relacionamento com o cliente para resolver outros problemas “maiores”, ficando sobrecarregados.
Para finalizar, siga mais umas dicas, corban!
Mostre para o seu cliente que você é confiável. A confiança não vem de um dia para o outro, se constrói com o tempo. O cliente vai acabar duvidando do correspondente bancário quando ele fecha uma negociação e o profissional já está pensando em uma nova venda de um outro produto.
Muito importante: anote o nome do seu cliente na sua agenda. Serve para que o cliente lembre que você não está interessado somente na venda do produto, mas em serem parceiros de negócios, com relações longas. Lembre-se de sempre ligar para o cliente e perguntar o que ele está achando de fazer negócio com você. O ideal é manter encontros para falar sobre os produtos e tirar dúvidas sobre o mercado, convidá-los para eventos de seu interesse.
Gerenciar o relacionamento também significa fazer os clientes continuarem adquirindo os produtos futuramente e indicando o seu trabalho para outras pessoas. Para isso, foque no relacionamento, não no fechamento da venda. O relacionamento precisa ser mais importante! Esse é o desafio: fazer do relacionamento com o cliente uma rotina.
Em breve, traremos mais dicas de negócios para você!