8 de mar de 2024

CNPS aprova mais uma redução do teto do consignado do INSS: 1,72% ao mês

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou no dia 28/02, uma nova redução nas taxas máximas de juros para empréstimos consignados, marcando a sexta diminuição desde março de 2023. De acordo com a nova resolução aprovada pelo CNPS, que conta com representantes do governo, trabalhadores, aposentados e empregadores, a taxa máxima de juros para empréstimos consignados convencionais foi reduzida de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês. Já para as modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês. 

Essas mudanças refletem a influência da taxa Selic, cuja diminuição pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, atualmente em 11,25%, impacta diretamente nas taxas de juros praticadas pelo mercado financeiro.

Entrada em vigor e Metodologia de Redução Automática

As novas taxas máximas de juros entraram em vigor cinco dias úteis a partir da publicação da resolução do CNPS. Além disso, o Ministério da Previdência Social destaca que um grupo de trabalho está dedicado a estudar uma metodologia para realizar essas reduções de forma automática. 

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Fonte: R7