Aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em Agosto, a Medida Provisória 1106/22 trouxe um novo produto em relação à liberação de crédito: o novo cartão benefício consignado para aposentados e pensionistas do INSS e para quem é beneficiário do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada). Com o cartão, a margem passa a ser 45% para a contratação de consignados, sendo 35% exclusivos para empréstimo, financiamento e arrendamento mercantil + 5% exclusivos para despesas de cartão de crédito ou saque mediante cartão de crédito + 5% exclusivo para despesas por meio de cartão consignado de benefício ou saque mediante cartão consignado de benefício.
Esse novo cartão vai funcionar como o atual cartão consignado liberando valores para saques e para compras no crédito. O limite de compras aumenta um pouco mais para os beneficiários.
Mas quais são as vantagens?
E quais as vantagens do cartão consignado de benefício? O correspondente bancário deve saber informar aos clientes sobre esses benefícios e exclusividades que esse serviço oferece para eles, como a possibilidade de anuidade zero, pode ser solicitado por negativados, possibilidade de saque, taxa de juros menores, além de ser aceito no exterior.
O cliente deverá analisar as suas finanças e suas necessidades, entendendo do que se trata e como será possível pagá-lo. Oriente sempre o seu cliente para isso. É importante que os correspondentes bancários estejam preparados para lidar com esse serviço para os clientes e passar todas as informações necessárias. Dessa maneira, o cartão de crédito consignado de benefício é uma opção para o aposentado, pensionista ou servidor público de ter mais poder de compra.
Portanto, quem recebe BPC/Loas somente teve acesso a essa linha de crédito devido a essa MP, o que foi considerado uma grande vitória, pois esses beneficiários acabavam recorrendo às modalidades de crédito mais caras quando precisavam de valor extra para pagar uma dívida maior ou emergência para um tratamento de saúde, por exemplo.