No ano de 2021, a economia ainda passava por muitas incertezas devido à pandemia e toda a crise que foi gerada a partir disso. Em 2022, a retomada está acontecendo de forma lenta, onde os consumidores precisam conseguir poder de compra para voltar a movimentar a economia no Brasil. O resultado dessa tendência foi a alta na procura por crédito por parte da população, o que representa uma tendência de aumento da procura por consignados.
Mas qual o significado disso e como o correspondente bancário é afetado? Confira mais.
Alta na procura por crédito
Os produtos de crédito vêm sendo procurados cada vez mais como solução para a crise econômica nos lares brasileiros. Pessoas físicas e jurídicas estão buscando crédito para garantir a retomada em suas finanças. Em 2021, a procura por crédito subiu mais de 33%. Isso representa um grande passo para os bancos e correspondentes bancários.
O aumento vem crescendo devido ao avanço da vacinação e a aproximação do fim da pandemia. Com isso, os consumidores estão mais confiantes de uma retomada econômica, ainda que a crise dependa de políticas públicas.
Dessa maneira, os consumidores estão buscando no crédito uma oportunidade para garantir uma melhora nas suas finanças, seja para quitar dívidas ou começar um novo negócio.
Tendência vê aumento na procura por consignado
Com o crescimento da busca por crédito, a tendência é que a busca por consignados também aumente. Além da retomada da economia, outro fator contribui para que os consignados sejam uma opção para os clientes: a margem de crédito consignado.
O consignado é um empréstimo voltado para beneficiários, como aposentados e pensionistas do INSS, no qual, a prestação é descontada no benefício mensal até quitar a dívida. Esse tipo de empréstimo também pode ser solicitado por trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. Assim, as parcelas são descontadas na folha salarial.
A margem do crédito consignado é o valor da renda que pode ser comprometido por ele. Essa margem sofreu um aumento e passou de 35% para 40%. Essa medida contribui para que o consignado seja uma opção para diversas pessoas que precisam de um crédito.
Outro fator é que além dos aposentados, pessoas que recebem benefícios assistenciais também poderão ter acesso ao empréstimo consignado. Beneficiários do Programa Auxílio Brasil também podem solicitar a análise do consignado.
Dessa maneira, a previsão é que a procura por esse tipo de crédito aumente consideravelmente.
Os correspondentes bancários estarão em alta
Com essa procura por crédito consignado que tende a aumentar, os correspondentes bancários receberão mais clientes na loja, procurando essa alternativa para retomar a saúde financeira.
Por isso, é fundamental que os CORBAN atuem aproveitando essa oportunidade e buscando aprimorar os serviços ofertados, seguindo a legislação e regulamentação. Para esse segmento, o momento no qual estamos vivendo é crucial para determinar como será a sua performance. Saiba como aproveitar as oportunidades como correspondente bancário.
Quer saber mais sobre as tendências da economia Brasileira e como elas podem afetar o trabalho dos correspondentes bancários? Acompanhe o nosso conteúdo e garanta as notícias em primeira mão.