3 de out de 2024

ABBC diz que novo consignado privado não depende de fim do saque-aniversário do FGTS

Em comunicado, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) informou que o governo pretende editar, em novembro, uma Medida Provisória com melhorias para a operacionalização do consignado privado. Entre as mudanças previstas estão: a criação de um sistema centralizado para controle das margens, gerido pela Dataprev; eliminação da necessidade de convênios entre bancos e empresas, removendo barreiras de entrada; cobrança e distribuição de parcelas dos empréstimos através do FGTS Digital e e-Social; garantia do FGTS; e a possibilidade de migrar o empréstimo em caso de mudança de empregador.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) se manifestou sobre o assunto, destacando a preocupação com a extinção do saque-aniversário. Segundo a entidade:

– O consignado privado e o saque-aniversário possuem finalidades diferentes e podem coexistir.

– O saque-aniversário já conta com a adesão de 35 milhões de trabalhadores, sendo uma opção importante para quem precisa de crédito com condições favoráveis, especialmente para quem está negativado.

– Mesmo com o saque-aniversário, o saldo do FGTS continuou a crescer, sendo viável a manutenção dessa modalidade.

A ABBC defende que o trabalhador deve ter a liberdade de escolher a modalidade que melhor atenda às suas necessidades, levando em consideração fatores como taxa de juros, facilidade de uso e valor disponível.

Fonte: Valor Online

A ANEC acompanha a movimentação e está comprometida a trazer as novidades do mercado, imparcialmente.