23 de ago de 2022

A importância das certificações para os correspondentes bancários

Ser um correspondente bancário exige ferramentas, processos e certificações para que o negócio rode eficiente e corretamente. Isso porque os corbans oferecem serviços ligados ao dinheiro das pessoas e é uma profissão que tem crescido cada vez mais. Mas, quais são essas certificações para os correspondentes bancários e qual a importância delas?

Confira as certificações que o correspondente bancário deve ter.

É preciso entender cada uma das certificações e ver qual a mais indicada para o seu serviço. Conheça as diferenças entre elas.

Certificação Febraban

A Federação Brasileira de Bancos, Febraban, oferta algumas certificações para os correspondentes bancários. Confira:

  • Crédito consignado mais LGPD;
  • Crédito Direto ao consumidor mais LGPD;
  • Financiamento de veículos mais LGPD;
  • Correspondente completo mais LGPD. 

Esta última certificação garante o direito de trabalhar com todos os outros tipos de créditos e consignados citados acima. 

Certificação de Proteção de Dados

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, a certificação voltada para a segurança dos dados dos clientes tornou-se obrigatória para os correspondentes bancários. Portanto, é preciso estudar e garantir a certificação para conseguir atuar na área.

Certificação ABECIP

A certificação ABECIP é formada pelas certificações CA-300 e CA- 300 H.I.S. Elas são responsáveis por certificar profissionais que desejam trabalhar com os serviços bancários imobiliários. Portanto, são certificações mais voltadas para esse mercado. Dentro da certificação, você vai encontrar conteúdos voltados para quem quer trabalhar com áreas sociais dentro do mercado imobiliário. 

Qual certificação fazer?

Escolher a certificação que você deve fazer para atuar como correspondente bancário deve estar ligado aos seus objetivos na profissão. Para atuar focando no mercado imobiliário, a certificação ABECIP é mais indicada. Já se você busca uma certificação para atuar em muitas vertentes, a da Febraban é a indicada. A certificação de proteção de dados é obrigatória, por isso, você deve realizá-la para o funcionamento da sua correspondência bancária. Por isso, analise quais são os objetivos e a estrutura que você irá trabalhar para avaliar qual a melhor certificação para a sua realidade. Invista nesses certificados e garanta maior credibilidade e confiança no mercado. 

Quer saber mais sobre como se tornar um correspondente bancário de sucesso e oferecer um serviço seguro e transparente? Acompanhe o nosso portal e fique ligado em notícias, guias e dicas sobre o mercado.