Os pedidos para bloqueios de ligações na Plataforma Não me Perturbe chegaram a 4 milhões entre janeiro e agosto deste ano e a Região sudeste continua sendo a que mais recebe pedidos
Foram registradas, no último balanço da plataforma Não me Perturbe, 4.018.735 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas. Por meio do site, os consumidores podem proibir serviços de telecomunicações, de instituições financeiras e de correspondentes bancários, de fazerem contato para oferecer crédito consignado e cartão de crédito. Já os pedidos feitos a todas as instituições financeiras somaram 3.104.237.
A maioria dos pedidos de bloqueios vieram de consumidores da região sudeste (53,32%), com 2.142.821 solicitações. A região Sul responde por 18,66% do total (749.852), seguida pelo Nordeste (14,59%), com 586.413 pedidos. Centro-Oeste e Norte respondem por 9,85% (395.778) e 3,58% (143.871), respectivamente. O estado de São Paulo, com 1.189.695 pedidos de bloqueio, lidera as queixas no país, seguido de Minas Gerais (453.935) e Rio de Janeiro (417.165). A ferramenta faz parte do compromisso dos bancos com a Autorregulação e a proteção do consumidor.
Não deixe de consultar a lista!
Segundo a Febraban, para reprimir as ligações telefônicas indesejadas e o assédio comercial, as instituições financeiras passaram a reportar à Autorregulação reclamações contra correspondentes que tentaram simular propostas de contratação em nome de consumidores cadastrados na plataforma. A ANEC reitera que o correspondente bancário sempre deve usar o banco de dados da plataforma Não me Perturbe para pesquisar e verificar se o cliente não está cadastrado no site. Isso evita as punições, além de ser uma boa prática na questão da segurança dos dados.