O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, na quarta-feira (13/12), reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano.
Este é o quarto corte consecutivo na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano. A decisão foi unânime entre os diretores do BC. No comunicado divulgado após o encontro, o comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar, 0,5 ponto percentual, nos próximos encontros.
Implicações para o crédito consignado
A redução da taxa Selic tem impacto direto no custo do empréstimo consignado. Quando a taxa cai, os juros ficam mais baixos. No caso do empréstimo consignado, os juros são cobrados diretamente do salário do cliente, o que torna essa modalidade de crédito mais acessível para quem precisa de dinheiro rápido.
Com a redução da Selic, os beneficiários do INSS, servidores públicos e aposentados e pensionistas de empresas privadas podem esperar encontrar taxas de juros mais baixas para o empréstimo consignado.
Próximos passos
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2024. O mercado espera que o comitê continue a reduzir a Selic nos próximos encontros, até que ela chegue ao patamar de 9,25% ao ano, o qual é a meta de inflação para 2024.
Fonte: Terra