
Ter uma empresa que lida diariamente com solicitações financeiras e dinheiro exige muito cuidado e atenção. Não só pela segurança física dos colaboradores, mas pelas diversas fraudes que acontecem neste meio. Por isso, é preciso prevenir. Saiba mais sobre como ter um negócio pronto para antifraude e evite prejuízos.
A importância da prevenção à fraude
Prevenir fraudes no seu negócio é importante e contribui para o desenvolvimento da empresa. A instituição financeira pode ter prejuízos que podem atrapalhar todo o funcionamento da empresa.
Além dos prejuízos financeiros, a falta de preocupação com a prevenção pode ferir a imagem da instituição, fazendo com que ela pareça frágil e nada confiável. Isso reduz a credibilidade da empresa para com o público, que deixará de realizar operações.
Principais tipos de fraude nas instituições
- Falsificação de documentos
- Falsificação de assinaturas
- Roubo de senhas
- Empréstimos em nome de terceiros
- Falsos aposentados
Principais formas para antifraude
Mas como é possível prevenir as fraudes? São algumas atitudes que podem contribuir para a segurança da sua loja e dos seus clientes, facilitando as operações e aumentando a credibilidade da sua instituição. Selecionamos algumas dessas formas de prevenir algumas fraudes:
Validação de identidade
Para evitar a fraude, a validação da identidade torna-se cada vez mais necessária. O Brasil é um dos países com maiores números de fraudes de identidade, por isso, torna-se mais fácil cair em um golpe desses.
Para prevenir essas fraudes, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. A Verificação de Antifraude e Risco é uma das ferramentas que pode contribuir para evitar esses golpes de identidade.
Dados
Estamos na era dos dados, do Big Data. Essa pode ser uma das suas armas para evitar fraudes. Os dados podem ajudar você a realizar as operações corretas, conhecendo os padrões e analisando o comportamento.
Know your customer
O Know Your Costumer é uma estratégia dos bancos para evitar fraudes, analisando os riscos dos clientes em potencial. O KYC contribui para a segurança da instituição, avaliando os fatores de risco e possíveis prejuízos ao realizar uma operação.
Biometria
Mais uma das ferramentas que pode contribuir para a segurança do seu negócio e dos seus clientes é a biometria. Utilizada por bancos, planos de saúde e muito mais, investir nessa tecnologia é uma das boas opções para um estabelecimento seguro e confiável.
Softwares de proteção
Existem diversos golpes aplicados de forma online, por isso, é fundamental obter softwares de proteção, como antivírus e mais. Contrate um profissional capacitado para lidar com esse tipo de solicitação.
Assim, você garante transações mais seguras, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e até mesmo dos clientes, evitando grandes prejuízos. Ser um correspondente bancário exige responsabilidade com a proteção do seu negócio e de quem passa por ele.
O que achou do conteúdo? Você já cumpre todas as essas dicas para o seu negócio? Quer saber mais sobre como alavancar o seu negócio de forma segura? Acompanhe os nossos conteúdos e fique atento às melhores dicas e informações.